Últimas Notícias

SINDICATO DOS JORNALISTAS EMITE NOTA APÓS AMAZONINO REBAIXAR REPÓRTER DA REDE AMAZÔNICA DURANTE COLETIVA



A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas(SJP/AM), filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), em nome da categoria, vem a público manifestar seu REPÚDIO a toda e qualquer manifestação de desrespeito e de obstrução do livre exercício da profissão de jornalista.

Na quarta-feira, 07/02, durante entrevista coletiva, o governador do Estado do Amazonas, senhor Amazonino Armando Mendes, desqualificou e desrespeitou a jornalista e repórter da TV Amazonas, Larissa Santiago, no exercício de seu trabalho. Conforme registro público feito pela imprensa local, em momento algum a repórter usou de tom agressivo ou ofensivo para com a autoridade pública em questão e, no entanto, foi ridicularizada pelo governador, por meio da desqualificação de seu trabalho.

Não responder à pergunta é uma prerrogativa de cada cidadão, a exemplo do que ocorre em entrevistas coletivas ao redor do mundo, onde há a prerrogativa de escolha das perguntas que se pretende responder, sempre com tratamento respeitoso ao exercício do jornalismo. Entretanto, lembramos que na sociedade atual não há mais espaço para posturas de não transparência, o que inclui respostas evasivas e chacotas de qualquer natureza, fato que é extensivo a qualquer gestor público.

Ressaltamos ainda que esta postura não cabe ao homem público que se propõe a ter o trabalho julgado pela sociedade. Neste contexto, lembramos que a imprensa exerce papel fundamental das garantidas constitucionais sendo uma delas o direito à liberdade de imprensa, segundo a Constituição Federal de 1988, no artigo 5º, inciso X.

Nesse sentido, a entidade SOLIDARIZA-SE com a jornalista Larissa Santiago, colocando-se à disposição para encaminhamento das medidas judiciais que se fizerem necessárias.

Nenhum comentário