POLÍCIA MILITAR CAPTURA SUSPEITOS DE CAUSAR TIROTEIO NO HOSPITAL 28 DE AGOSTO
Um grupo armado invadiu o Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, na Zona Centro-Sul de Manaus, e tentou matar a tiros um paciente da unidade de saúde no início da noite deste domingo (25). O alvo dos disparos foi Adriano Barbosa Araújo, 24, o “Porocada”, que sobreviveu e seria membro de uma facção criminosa rival dos atiradores Três suspeitos foram presos ainda dentro do hospital e um quarto estaria sendo procurado.
Segundo testemunhas, mais de 20 tiros foram disparados, mas nenhum atingiu “Porocada”. Tudo aconteceu no primeiro andar da unidade de saúde, localizada na avenida Umberto Calderaro, bairro Adrianópolis, por volta das 19h, bem no horário de troca de plantões de funcionários. “Eles aproveitaram o horário de troca de plantão, quando a segurança fica mais enfraquecida. Foram mais de 20 tiros. Os pacientes saíram correndo desesperados. Eu inclusive estou com as fichas deles”, relatou o técnico de enfermagem Alex dos Santos.
Após invadirem o hospital e atirarem em direção a “Porocada”, os três atiradores tentaram fugir e causaram um grande tumulto nos corredores da unidade de saúde. Funcionários e pacientes ficaram assustados e se jogaram no chão na tentativa de se proteger dos tiros. Pessoas que aguardavam atendimento deixaram o local às pressas. A Polícia Militar foi acionada e imediatamente iniciou as buscas, o que fez paralisar os atendimentos por um tempo.
Um dos vigilantes do hospital, que preferiu não revelar identidade, contou que dois dos suspeitos entraram na unidade de saúde fingindo serem pacientes. “Percebi a atitude estranha e logo acionei a polícia. Ouvi os disparos dentro do quarto do que estava internado e no corredor também. Estava na linha de frente, foi apavorante”, contou o segurança.
As identidades dos três suspeitos do tiroteio não foram divulgadas. Eles devem ser apresentados à imprensa nesta segunda-feira (26). Participaram da ação policiais da 12ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), da Força Tática e do Comando de Policiamento da Área (CPA) da Zona Sul. Uma arma de fogo foi apreendida.
SOBREVIVEU DUAS VEZES
“Porocada” estava internado desde o início da manhã no Hospital 28 de Agosto, após ter sobrevivido a outro ataque com tiros ocorrido no bairro Compensa, Zona Oeste. Na ocasião, ele havia sido alvejado duas vezes, no tórax e na coxa esquerda, e também sobreviveu. Os mesmos atiradores do primeiro atentado foram atrás para “terminar o serviço”. Agora, após sobreviver duas vezes, “Porocada” foi transferido para outro hospital, mas o nome da unidade de saúde não foi divulgado.
Segundo a polícia, o atentado no Hospital 28 de Agosto foi motivado pela guerra de facções criminosas pelo domínio do tráfico de drogas em Manaus. “Porocada” seria soldado de Luciano da Silva Barbosa, filho do narcotraficante José Roberto Fernandes Barbosa, conhecido como “Zé Roberto da Compensa”, um dos líderes de uma facção criminosa Família do Norte (FDN) e que cumpre pena no Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná. “Porocada” também foi preso em abril deste ano suspeito de participar do latrocínio que vitimou um subtenente do Exército ocorrido em 2017 na Compensa.
ATENDIMENTO NORMALIZADO
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) ressaltou que o atendimento já foi normalizado dentro do Hospital 28 de Agosto e que a segurança foi reforçada. Imagens do circuito interno de câmeras da unidade de saúde foram disponibilizadas à polícia para auxiliar as investigações.
Nota sobre ocorrência no HPS 28 de Agosto neste domingo
A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informa que a ocorrência policial registrada dentro do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto está sob controle. A Polícia Militar foi imediatamente acionada e está investigando o caso. O paciente que foi alvo da ação estava internado em observação, após dar entrada por volta das 17h, com ferimento de arma de fogo, na região do tórax. Ele foi atingido por um dos homens que invadiu o hospital, mas foi socorrido e está sendo atendido no momento, em outra unidade. A direção do Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto ressalta que o atendimento está normalizado e a segurança reforçada.
A Polícia Militar do Amazonas informa que a ocorrência foi atendida por policiais da Rocam, Força Tática e da Cicomda área, que prenderam três homens e estão em busca de um outro homem suspeito de envolvimento. Uma arma de fogo foi apreendida.
O comandante da Rocam, coronel Bruno Azevedo, informa que os policiais agiram rapidamente, detiveram os suspeitos e fizeram uma vistoria em todas as dependências do hospital, assegurando total normalidade. Segundo ele, a diligência ainda está em andamento para captura do quarto suspeito. A direção do HPS 28 de Agosto já disponibilizou imagens do circuito interno para auxiliar as investigações policiais.
Vinícius Leal Jander Robson e Cecília Siqueira - A Crítica
Nenhum comentário