Últimas Notícias

INVASÃO NAS PROXIMIDADES DO JARDIM BOTÂNICO EM MANAUS É DESARTICULADA


Uma invasão foi desarticulada pelos fiscais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) numa área nas proximidades da Reserva Florestal Adolpho Ducke, em uma comunidade chamada de Itaporanga, zona norte de Manaus. A ação, que ocorreu nesta quinta-feira (31/01), contou com o apoio do Batalhão Ambiental (Polícia Militar) e da Delegacia de Meio Ambiente (Dema - Polícia Civil), comandada pela delegada Carla Biaggi.

Durante a ação, os fiscais do Ipaam identificaram a devastação do terreno, que já estava com lotes demarcados para futuras moradias. “No total, contabilizamos 107 lotes. Além da retirada de madeiras para construção de barracos, foi constatada a prática de caça de animais silvestres dentro da reserva”, informou o presidente do Ipaam, Juliano Valente.


No local, foram apreendidos terçados, facões, e os primeiros barracos foram desmontados. “Retiramos os invasores que estavam no local e identificamos os líderes, que foram convocados a prestar esclarecimentos na Delegacia de Meio Ambiente”, disse o titular do Ipaam.

Monitoramento – Juliano Valente informou ainda que o Órgão fará monitoramento da área, nos próximos dias, através de drones. “Estamos investindo para combater essa prática criminosa em nosso Estado. Com esse monitoramento, estaremos acompanhando em tempo real a movimentação dos invasores, além de identificá-los”. 


Zona leste – No início da semana, fiscais do Ipaam flagraram um terreno de mais mil metros quadrados sendo desmatado no Loteamento Águas Claras, localizado no bairro Novo Aleixo, zona leste de Manaus. O flagrante ocorreu após denúncias de moradores que residem nas proximidades do terreno. 

No local foram encontrados alguns materiais de construção como areia, seixo e bases cimentadas, o que tudo indica que os responsáveis pelo desmatamento já tinham iniciado uma espécie de construção.

Denúncia – Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas através do Disque-Denúncia do Ipaam: 2123-6715 e 2123-6729

Nenhum comentário