Últimas Notícias

WILSON LIMA NÃO CONSEGUE FECHAR ACORDO COM PROFESSORES EM 22 DIAS


Depois de 4 horas de reunião com o governador Wilson Lima, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (SINTEAM), Ana Cristina Rodrigues, afirmou que, de fato, a negociação iniciou. "Embora não tenha havido alteração no percentual de reajuste, avalio que está começando a haver avanço nas outras pautas", declarou.

A greve da rede estadual de ensino já dura 22 dias

Ana Cristina participou da mesa de negociação com o governador acompanhada do diretor de finanças do sindicato, Cléber Ferreira, e do professor Josué Vieira. Os três fazem parte do comando de greve do SINTEAM.

Wilson Lima reafirmou que o Estado está impossibilitado de conceder reajuste acima de 4,74% - sendo 3,93% da reposição da inflação e 0,81% dos resíduos da negociação do ano passado – mas acenou positivamente para outros cinco pontos da pauta de reivindicação do SINTEAM: reavaliação do auxílio-localidade, reavaliação da concessão de vale-transporte e reavaliação do valor do auxílio-alimentação. Também se comprometeu a analisar o contrato do plano de saúde pois o sindicato reivindica atendimento, pelo plano, no interior. O governo garantiu que as progressões horizontais e verticais serão realizadas e não haverá desconto dos dias de greve.

Para dar andamento aos demais pontos, o governador criou uma comissão hoje mesmo. A primeira reunião da comissão acontece amanhã, dia 8, às 14h, na SEFAZ.

Além de representantes do comando de greve do SINTEAM, a comissão terá a participação de membros do governo e da Assembleia Legislativa do Estado. O governador reafirmou que não pode dar mais de 4,74% de reajuste por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal.


Além do reajuste, o SINTEAM reivindica o pagamento das progressões horizontais e verticais, aumento do vale-alimentação e do auxílio-localidade, extensão do plano de saúde para os aposentados, atendimento do plano de saúde no interior, segurança nas escolas e auxílio alimentação por turno (atualmente é por matrícula no governo).

Assembleia Geral

A assembleia geral marcada, a princípio, para acontecer amanhã foi suspensa. "Vamos construir todos os pontos de pauta na comissão, detalhando prazos e valores. Daí, realizamos a assembleia. A greve continua", disse Ana Cristina Rodrigues.

Nenhum comentário