Últimas Notícias

GERAÇÃO DE ENERGIA EM ENVIRA JÁ OPERA DE FORMA INDEPENDENTE


No dia 2 de agosto de 2019, a agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) publicou o despacho de liberação do Produtores Independentes de Energia (PIES) Brasil Bio Fuels S.A. e Amazonbio – Indústria e Comércio de Biodiesel da Amazônia Ltda. Estas empresas são as responsáveis em gerar energia na usina termelétrica (UTE) do município de Envira, e comercializar junto a Amazonas Energia, na qual a partir de agora, é responsável somente pela distribuição de energia na localidade.

Envira está localizada à 1.207 km da capital em linha reta, e apresenta o número de 3.590 unidades consumidoras atendidas pela Amazonas Energia. Envira foi a primeira localidade a ter o PIE liberado pela ANEEL para operar comercialmente. A geração de energia em Envira está operando com três unidades geradoras de 315 kW cada, totalizando 4.095 kW de capacidade instalada. A operação comercial da UTE iniciou no dia 3 de agosto de 2019.

Outras 86 usinas termelétricas dos PIES estão em construção, a previsão é que até no final deste ano as outras UTE´s estejam concluídas. Assim como a UTE de Envira, as outras usinas estão sendo construídas pelos produtores independentes. A Amazonas Energia receberá a energia e fará o seu papel de distribuição de energia, a geração ficará com os PIES.

Produtor Independente de Energia – PIE é a pessoa jurídica ou empresas reunidas em consórcio que recebam concessão ou autorização para produzir energia elétrica destinada ao comércio de toda ou parte da energia produzida. O PIE comercializa a potência e/ou energia com concessionário ou permissionário de serviço de energia elétrica.

O processo de contratação dos PIE, desde a publicação do edital bem como a condução dos leilões foi coordenado pela ANEEL e acompanhado pelo Ministério de Minas e Energia – MME.


Segundo o Diretor-Presidente Tarcísio Rosa, Envira agora passa a ter a geração de energia de forma independente, e a Amazonas Energia continuará cumprindo seu papel apenas de Distribuidora de energia. “Continuaremos trabalhando em obras e melhorias no interior do Amazonas, reforçando a qualidade e continuidade na distribuição de energia no Estado”, explicou.

Para o Diretor de Distribuição do Interior, Radyr Oliveira, os PIES suprirão a demanda de carga necessária para cada município. “Além do impacto positivo na geração de energia, a implantação dos PIES em Envira, e no futuro próximo em outros municípios, levarão investimento e desenvolvimento ao interior, gerando empregos diretos e indiretos e arrecadação de impostos”, apontou.

Nenhum comentário