Últimas Notícias

LACC LEVARÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE DIA DOS PAIS À FCECON


A Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) dará início, na sexta-feira, 9, às 8h30, às tradicionais atividades alusivas ao Dia dos Pais, comemorado dia 11 (domingo). A entidade realizará, no Ambulatório da FCecon (Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas), no bairro Dom Pedro, serviços de beleza com cortes de cabelo gratuitos para os papais que passam por tratamento e também acompanhantes do sexo masculino. A ação será desenvolvida em parceria com a unidade de saúde e com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e incluirá, ainda, a doação de 150 kits de higiene pessoal.

“É uma pequena lembrança aos papais que enfrentam essa luta diária contra o câncer. É também uma forma de demonstrar que eles não estão sozinhos e que nos importamos com eles”, frisou a presidente da Lacc, enfermeira oncológica Marília Muniz.

De acordo com ela, a programação tem por objetivo reforçar o acolhimento aos portadores de neoplasias malignas, seguindo o que preconiza a Política Nacional de Humanização (PNH). “Diferente do que muitas pessoas pensam, os homens também precisam ter a auto-estima resgatada nesse momento difícil da vida. E é aí que nós entramos, estendendo a mão para quem realmente precisa”, comentou Muniz.

A presidente da Lacc também destacou que atividades como essa acabam envolvendo voluntários, parceiros, pacientes e também funcionários da área da saúde. “Esses profissionais atuam no apoio emocional e suporte psicológico dos pacientes e esse tipo de iniciativa acaba fortalecendo o vínculo entre ambos”, disse.

A programação na FCecon contará com distribuição de lanches e de material informativo sobre os fatores externos de risco do câncer. As atividades ocorrem no horário da manhã.

Programação segue até a próxima semana


Na próxima semana, um cronograma especial será desenvolvido, também na sexta-feira, 16, na FCecon, abrangendo os Serviços de Quimioterapia e Radioterapia, com realização de bingo e doação de brindes. No sábado, 17, pela manhã, a Lacc receberá na sua sede, na rua Padre Manuel da Nóbrega, Dom Pedro, colaboradores da instituição, pacientes cadastrados nos programas sociais e acompanhantes, para atividades recreativas e entrega de presentes.

Conheça alguns projetos da Lacc

A Liga Amazonense Contra o Câncer foi fundada em 1963. Entre os projetos sociais financiados a partir da doação de colaboradores à Lacc, destacam-se: aluguéis sociais para pacientes de fora que buscam tratamento em Manaus; pagamento de transporte fluvial e terrestre; doação de cestas básicas mensais às famílias em situação de vulnerabilidade; compra de alimentação especial para pessoas pré-cadastradas pelo Serviço Social da FCecon; suporte às ações de prevenção e cuidados paliativos da unidade hospitalar; distribuição diária de lanches na FCecon no horário da manhã; campanhas voltadas à recuperação da auto-estima dos pacientes, entre outros.

Nenhum comentário