Últimas Notícias

PASSEIO CICLÍSTICO MARCA O "DIA MUNDIAL SEM CARRO" REÚNE 200 PARTICIPANTES, EM MANAUS


O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e grupos organizados de Pedal de Manaus realizaram, na manhã deste domingo (22/09), um passeio ciclístico em alusão ao Dia Mundial Sem Carro. A largada foi dada no Parque do Mindu, e os mais de 200 ciclistas seguiram em direção à avenida Nathan Xavier de Albuquerque. Na avenida, na área do passeio público (áreas de calçada), que margeia a ciclofaixa, foram plantadas 100 mudas de espécies nativas arbóreas, beneficiando pedestres e ciclistas. As mudas foram doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Os ciclistas realizaram o trajeto em cerca de uma hora, passando pelas avenidas Tancredo Neves, Visconde de Porto Seguro, Governador José Lindoso (Avenida das Torres), Nathan Xavier de Albuquerque e as ruas Hokkaido, Alexandre Magno e rua A, retornando em seguida ao Parque do Mindu.

Por meio do projeto ManoBike, o Detran-AM disponibilizou 40 bicicletas para os interessados em participar do passeio. As bikes eram cedidas após a apresentação do documento de identificação. O objetivo da ação foi aproximar as pessoas de outros meios de transporte e fazer com que elas reflitam sobre a importância de se discutir sobre mobilidade urbana, além fazer com que os participantes experimentem, por um dia que seja a sensação de andar pela cidade sem carro.

A diretora administrativa-financeira do Detran-AM, Edslângela Rodrigues, ressalta que a ação faz parte também das ações da Semana Nacional de Trânsito e da Semana da Mobilidade Urbana. “Essa parceria com o Pedala Manaus vai ajudar a população a se conscientizar sobre mobilidade urbana, a importância do Dia Mundial Sem Carro, que contribui com o meio ambiente. Pedalar faz bem à saúde e integra a família. São ações importantes e que merecem o apoio e integração de instituições públicas e privadas para o desenvolvimento de políticas públicas”, disse Edslângela.

O coordenador do Pedala Manaus, um dos grupos que participou da ação, Paulo Aguiar, reforçou que a ONG tem realizado diversas ações ao longo da semana em outras regiões da cidade, promovendo conscientização para a melhoria da mobilidade urbana.


"Nós não queremos apenas um dia de celebração e, em seguida, um retorno à vida normal. Queremos que as pessoas realmente utilizem seus carros com menos frequência, optando por outros meios de transporte, como a bicicleta. Precisamos contribuir para que haja uma efetiva mudança de hábito", destacou. No final do passeio o Detran-AM realizou o sorteio de duas bicicletas para os participantes.

Sobre o Dia Mundial Sem Carro - Criado na França em 1997, o Dia Mundial sem Carro é celebrado em cidades de quase todos os países para estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel. O movimento vem alertando as pessoas para a necessidade do transporte alternativo para a preservação do meio ambiente, em especial, a bicicleta.

Nenhum comentário