Últimas Notícias

EM CANUTAMA-AM, FVS QUER O FIM DE QUARENTENA DE 71 PESSOAS QUE ESTAVAM EM BARCO COM QUATRO CASOS DE COVID-19 POSITIVO


Um grupo com 74 pessoas que viajou de Manaus durante 04 dias de transporte fluvial para o município de Lábrea interior do Amazonas (distante 702 quilômetro de Manaus) na semana passada, quatro testaram positivo para o novo Covid-19.

No trajeto, 71 pessoas desembarcaram no meio da viagem no município de Canutama com um caso positivo, as outras três vítimas do Coronavírus desceram no município de Lábrea no fim da viagem. 

A Prefeitura Municipal de Canutama recebeu os 71 passageiros e abrigou na Escola Toinho Amorim. Durante seis dias de quarentena, mais quatro pessoas apresentaram sintomas do Covid-19 e foram isoladas na Escola Lucas Bertoldo de Amorim, localizada na travessa João Gomes de Moraes, bairro São Pedro.


Com um caso positivo e mais quatro suspeito, o município entrou em alerta porque a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) decidiu liberar as 71 pessoas que estavam de quarentena, que tinham viajado juntas com as quatro que confirmaram positivo. 

A decisão da FVS vem causando bastante medo entre os moradores de Canutama. O prefeito junto com alguns vereadores foram contra a decisão da Fundação.

Para a moradora Fátima Rodrigues, 58 anos, a situação além de colocar a vida de todos em risco é uma falta de respeito com as autoridades do município." Isso é uma falta de vergonha, falta de respeito com nos moradores, as pessoas vem de Manaus, trazem as doenças e nós pagamos o pato. Eles agora estão dizendo que estão em carcere privado, na verdade se existe presos somos nós", disse a dona de casa. 

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2010 a população de Canutama no Amazonas, é pequena e possui aproximadamente 12 mil moradores composta por 6.872 mulheres e 5.866 homens o que preocupa as autoridades caso o Covid-19 se multiplique na cidade.

Nenhum comentário