Últimas Notícias

VÍDEO: HOMENS PESCAM TAMBAQUI GIGANTE NO INTERIOR DO AMAZONAS


Dois homens pescaram na ultima segunda-feira (15/06) no município de Manacapuru, interior do Amazonas (distante 100 quilômetros de Manaus) dois peixe Tambaqui de aproximadamente 42 quilos cada.

A pescaria aconteceu em uma área de reserva no município, onde acontece pescas esportivas na região aos finais de semana. 

" Gente, eu nunca tinha pescado um peixe de um tamanho proporcional tão grande como um Tambaqui desse aqui na nossa região, rapaziada chegou pesar 42 quilos, é um monstro", disse o homem.

O tambaqui é uma espécie que vive em água doce e pode atingir até 45 quilos e 90 centímetros de comprimento. Ele é um dos principais peixes da culinária amazônica por causa de seu sabor, fato que faz com que o pescado seja encontrado na maioria dos restaurantes e levado para a mesa dos santarenos em confraternizações e outros eventos.

Várias receitas são preparadas pelos moradores e chefes de cozinha, sendo ele um dos peixes famosos e mais consumidos pelos turistas que desejam experimentar os peixes que fazem parte da culinária regional. Conheça mais sobre esse peixe saboroso e tradicional da Amazônia!


Tambaqui (Colossoma macropomum) ou Pacu Vermelho é um peixe nativo da bacia amazônica, rico em proteína, de corpo arredondado e volumoso. O peixe é bastante popular também fora do país, sendo a China um dos maiores produtores de tambaqui de cativeiro do mundo.

Sua alimentação é baseada em frutos, zooplâncton, sementes e raízes. Normalmente gostam das águas dos igapós, mas durante sua reprodução, eles migram para os rios e não se alimentam. Sua coloração varia de acordo com a água do rio, mas normalmente, um peixe adulto tem as cores parda (parte superior) e preta (parte inferior) de seu corpo.

Apesar do pirarucu ser o primeiro maior peixe de escamas do Brasil, o tambaqui fica em segundo lugar, como o maior peixe. Antigamente, os tambaquis eram bem maiores e pesados, mas por conta da pesca predatória, o estoque natural desses peixes foi ficando limitado. Assim, foi necessária a criação dos tambaquis de cativeiro. O tambaqui é protegido durante o seu período de defeso, entre novembro e março, quando ocorre a sua reprodução. A sua pesca é proibida no período para que haja a preservação da espécie.

Nenhum comentário