Últimas Notícias

ÁGUA DE MANAUS DEIXA CENTENAS DE CONSUMIDORES SEM O FORNECIMENTO DE ÁGUA NESTA QUINTA (03/09)


A concessionaria Águas de Manaus pegou de surpresa na manhã desta quinta-feira (03/09), milhares de consumidores manauaras com o não fornecimento de água nas residenciais.

A suspensão do serviço não foi comunicado pela empresa nos canais de comunicação e nem para a imprensa. A falta de água começou cedo por volta das 5h e já atingiu diversos bairros da capital.

Dona Arminda Oliveira, 54 anos, que trabalha como diarista levou um susto quando chegou na casa da patroa no bairro Compensa e não encontrou água na torneira.

"Um absurdo uma coisa dessa, pelo dia de semana, a gente com um monte de coisas para lavar, louças, roupas, fazer comida e Águas de Manaus faz uma coisa dessa com a gente. Já está se tornando rotina, a essa ausência de água nas torneiras e ninguém toma uma providencia aqui em Manaus", Frisou. 

Águas de Manaus não pode realizar cortes em setembro

As prorrogações estão previstas nos decretos municipais nº 4.893 (abastecimento de água), nº 4.984 (suspensão de eventos) e nº 4.985 (teletrabalho).

Com relação ao abastecimento de água, proibida desde o dia 25 de março, a suspensão de corte de abastecimento de água, limita-se aos clientes cadastrados junto à concessionária Águas de Manaus que sejam beneficiários da tarifa social. Aos não beneficiários, estão garantidas as regras especiais para parcelamento e pagamento, a ser definido em conjunto com a empresa. Caberá a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) o acompanhamento e fiscalização do cumprimento do decreto municipal.

Pelo decreto nº 4.984, continuam suspensas, temporariamente, a concessão de licenças e autorizações municipais para eventos em Manaus até o final deste mês. Além disso, a publicação prevê a revogação, até 30 de setembro também, de emissões de liberações anteriores à pandemia.

Em vigor desde março, o regime de teletrabalho para os servidores públicos municipais também está assegurado até 30 de setembro. As secretarias consideradas de serviços essenciais e que se excetuam desse decreto são Casa Militar, secretarias municipais de Saúde (Semsa), de Comunicação (Semcom), Limpeza Urbana (Semulsp), Infraestrutura (Seminf), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT).

No dia 03 de março deste ano, a Prefeitura de Manaus realizou um balanço na sede da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria – Procon Manaus (Semdec), e divulgou a concessionaria Águas de Manaus em 2º lugar em reclamações pelos os serviços fornecidos em Manaus. Os dados são referentes às reclamações, que são processos administrativos, abertos no órgão.

Como denunciar?

O Procon-AM já retomou os atendimentos presenciais, que ocorrem apenas mediante agendamento pelo (92) 3215-4009. Os consumidores podem abrir reclamação também pelos números 0800 092 1512, (92) 3215-4012, 3215-4015 e pelos e-mails duvidasprocon@procon.am.gov.br e fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br.

Nenhum comentário