Últimas Notícias

CIRURGIA ROBÓTICA DEMONSTRA EFICÁCIA NA AREA DE UROLOGIA


Tratada como uma realidade mundo a fora, a cirurgia robótica tem sido uma opção também no Brasil, para o tratamento de inúmeras doenças. No campo da urologia, os principais focos são os cânceres de próstata e de rim, explica o cirurgião urologista da Urocentro Manaus, Dr. Giuseppe Figliuolo. De acordo com ele, com os avanços registrados os últimos anos na região Norte, a expectativa é que esse tipo de procedimento seja ofertado muito em breve aos pacientes do Amazonas, tomando como exemplo o Pará, que já realiza a abordagem.

Para tanto, alguns têm se voltado às capacitações, para que o melhor serviço seja oferecido. A capacitação é um pré-requisito para a condução desse tipo de cirurgia, que utiliza um robô e braços mecânicos guiados pelo profissional médico, para a realização de pequenas incisões, que possibilitam a correção de problemas e a retirada de tumores.

Figliuolo, que é doutor em saúde coletiva, destaca que a cirurgia robótica é usada nos estágios inicial e intermediário do câncer, com resultados significativos, que chegam a até 90% de taxa de cura. Isso porque, as imagens de tumores são ampliadas de forma tridimensional, o que dá mais precisão na hora da ressecção.

Vantagens

‘A cirurgia robótica tem como vantagem pequenas incisões e pouco sangramento. Por isso, é considerada minimamente invasiva e pode ser aplicada em qualquer idade, desde que haja indicação médica”, ressaltou. Outras vantagens são: menor probabilidade de infecções, tempo de internação reduzido e retorno mais rápido as atividades cotidianas

Incluem-se na lista de procedimentos possíveis, na urologia, a prostatectomia (retirada da próstata), que pode ser radical total ou parcial; e a nefrectomia, que consiste na remoção de um dos rins de forma total ou parcial.

Capacitação

A capacitação é feita em grandes centros de referência do País, a exemplo do Sírio Libanês (São Paulo) e Rede D’Or de São Luiz (SP, RJ, BA e DF). Hoje, o Amazonas oferta procedimentos dessa natureza, em São Paulo e Rio de Janeiro, em parceria com outras instituições médicas, explica Figliuolo.

De acordo com ele, as cirurgias robóticas já são feitas no Brasil há mais de uma década, com inúmeros artigos publicados em periódicos científicos, trazendo resultados positivos das abordagens, consideradas seguras e eficazes.

Nenhum comentário