Últimas Notícias

PROJETO HELP REALIZA AÇÕES EM PASSARELAS DE MANAUS


O Projeto Help, realizou na ultima quinta-feira (28/10) uma ação de conscientização contra o suicídio na passarela da Avenida Djalma Batista. De acordo com o grupo, o  projeto existe há alguns anos e foi criar com a proposta de alcançar aqueles jovens que estão aflitos, com depressão, acreditando que não resta mais saída para os problemas que estão enfrentando.


Com o slogan "Não te julgo, te ajudo", o projeto vem alcançando grande resultados na capital e nos interiores do Estado do Amazonas. Em Manaus, centenas de jovens se reúnem em locais estratégicos como: Passarelas, Teatro Amazonas, Ponte sobre o Rio Negro Jornalista Phellipe Daou e periferias da cidade, para entregar cartinhas que falam da importância da vida. 

Dayane Souza, fala da importância do Projeto Help, e da felicidade em fazer parte como voluntária há mais de dois anos das ações do grupo na periferia de Manaus. "Nosso trabalho pode ser pequeno, de formiguinha para uma capital com mais de 2 milhões de habitantes, mais muito grandioso para os nossos olhos e para os olhos do Senhor Jesus. Nossa luta diária são pelos os que mais sofrem, pelos os aflitos, por quem realmente pensa que o limite chegou", frisou a voluntária. 
  

DISQUE VIDA 188

O Centro de Valorização da Vida (CVV) promove apoio emocional e prevenção do suicídio, com atendimentos gratuitos a qualquer pessoa. O centro garante sigilo total e atende por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia, nos sete dias da semana, pelo telefone 188.


SUICÍDIO NO BRASIL

O suicídio não é um fenômeno recente, mas os números têm impactado tão fortemente os órgãos internacionais de saúde que não há dúvidas: estamos diante de um grave problema de saúde pública. No Brasil, cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida por ano, quase 6% da população. No mundo, são cerca de 800 mil de suicídios anuais. O Brasil só perde para os EUA.

Não por acaso, desde 2003, o dia 10 de setembro foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. No Brasil, a campanha Setembro Amarelo foi iniciada há cinco anos.


No mundo, as notificações apontam para um suicídio a cada 40 segundos. No Brasil, a cada 46 minutos uma pessoa tira a própria vida. Uma realidade devastadora quando se identifica o perfil das vítimas brasileiras: a maioria é homem, negro, com idade entre 10 e 29 anos, segundo dados do Ministério da Saúde avaliados nos últimos quatro anos e divulgados numa pesquisa no ano passado.

Na Bahia, entre 2010 e 2019, foram contabilizados 8.833 casos de lesões autoprovocadas e, destes, 5.160 foram casos de suicídio. No ano passado, foram registrados 634 óbitos por suicídio na Bahia e esse ano, até agora, 384 óbitos.

SUICÍDOS E TRANSTORNOS MENTAIS

Segundo o psiquiatra Rodrigo de Almeida Ramos, os índices apontam que em mais de 90% dos pacientes que se suicidaram havia uma doença mental relacionada. “Na grande maioria dos casos, o diagnóstico associado era de depressão”, ressalta o médico.

Principalmente entre os jovens, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de drogas. Também são fatores de risco para o suicídio situações como desemprego, sensações de vergonha, desonra, desilusões amorosas, além de antecedentes de doenças mentais.

Mas a notícia mais impactante é: a OMS também afirma que o suicídio tem prevenção em 90% dos casos. O Estado da Bahia está alinhada com a lei 10.216/2001, que estimula a permanência do doente mental em casa, recebendo tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial, os Caps.

Nos últimos dois anos, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), construiu 10 CAPS em 10 municípios baianos, num investimento total de R$ 21 milhões de reais. São eles: Salvador, Candeias, São Francisco do Conde, Simões Filho, Camaçari, São Sebastião do Passé, Itaparica, Lauro de Freitas, Dias D’ávila e Madre de Deus.

Nenhum comentário