Últimas Notícias

VIDEO: CATRACA DE 'LOTAÇÃO' É BLOQUEADA E MÃE DE AUTISTA HUMILHADA EM TRANSPORTE PÚBLICO.


A dona de casa Andreza Moreira, 35 anos, mãe de um autista, foi humilhada, constrangida e massacrada em praça publica, nesta sexta-feira (15/10), na Avenida Cosme Ferreira, bairro Zumbi dos Palmares, zona Leste de Manaus, quando precisou utilizar o sistema de Transporte Alternativo que opera na zona Leste Manaus, para fazer fisioterapia do filho Autista de apenas 7 anos de idade.

De acordo com a denuncia, o cobrador da 'amarelinha' não aceitou o Passe Livre que da direito a mãe e ao Autista, se locomoverem no transporte publico na cidade de Manaus, emitido pelo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu).

"O cobrador bloqueou a catraca, disse que o Passe Livre não iria ser passado no leitor, para eu ficar caladinha que nem passagem eu pagava, se ele quisesse ele fazia eu descer do carro junto com meu filho. Completou ainda que quem paga a minha passagem é o IMMU que eu sou uma puta safada", narrou a mãe para nossa reportagem. 

O veículo possui placa 002C, e faz trajeto sentido bairro Grande Vitória, na zona Leste de Manaus. Segunda a mãe isso já virou rotina que ela vem enfrenta quase que diariamente na cidade de Manaus, e nenhuma autoridade faz nada por ela. 

Nós não conseguiu o contato da cooperativa e nem dos acusados envolvidos na situação, o espaço fica  aberto para se manifestarem.

Nossa equipe enviou o caso para a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPCD) da Câmara Municipal de Manaus (CMM) que tem como presidente, o vereador Rodrigo Guedes (PSC). Enviaremos o caso também a para a Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade (COMTMUA) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que tem como presidente o vereador Rosinaldo Bual (PMN).

O que disse o IMMU

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) repudia qualquer forma de discriminação ou desrespeito por parte de operadores do sistema a qualquer usuários de transporte público, principalmente, quando se trata de portadores de deficiência. 

O instituto irá intensificar a atuação na formação de motoristas e cobradores para evitar tal conduta. Reiteramos ainda que os usuários que possuem Cartão Cidadão PCD têm direito de ingressar gratuitamente nos modais Convencional ou Alternativos.

O Instituto irá tomar as providências cabíveis para punir os responsáveis pelo incidente e reforçamos que para garantir este direito contamos com a colaboração dos usuários de transporte para que denunciem operadores que agem com desrespeito pelo Disk Transporte 118.


IMMU

O IMMU é responsável por otimizar as políticas de mobilidade envolvendo trânsito e transporte, em Manaus. Possui competências para elaborar, coordenar, executar e gerir as políticas públicas direcionadas ao trânsito em Manaus, especialmente para o pleno exercício do poder de polícia administrativa dos setores que estão sob sua gerência.

É responsável ainda por coordenar e fiscalizar o trânsito no Município de Manaus, promovendo, inclusive, a autuação e a aplicação das medidas administrativas cabíveis, quando da ocorrência de infrações das normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro, além de analisar e autorizar os pólos geradores de tráfego com vistas à adequação de projetos viários, sinalização de trânsito, visando à melhoria do sistema.

Nenhum comentário