Últimas Notícias

SENAC AM GANHA PRÊMIO "EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA" DO SEBRAE COM PROJETO INSPIRADO EM METODOLOGIAS NA NASA


O Senac AM ganhou o prêmio ‘Educação Empreendedora’ do Sebrae com o “Star End Experience Senac”, inspirado em metodologias da Nasa. O projeto ganhou troféu de ouro na categoria Educação Profissional e vai representar o Amazonas na etapa nacional, prevista para ocorrer em abril deste ano. O troféu de bronze também veio para o Senac AM, com o projeto Brocados.

O Start End Senac Experience é uma jornada de inovação, idealizada e coordenada pelo professor Erick Mattos, que aliado as diretrizes das Nações Unidas, oferece suporte aos projetos dos Cursos de Aprendizagem da instituição, estimulando o desenvolvimento de soluções inovadoras para o comércio da cidade e o empreendedorismo dos alunos, dentro de um ano.

“O projeto tem atividades virtuais e presenciais, em sala de aula, que ocorrem de acordo com o calendário anual da Instituição. A partir de 2019, começamos a aplicar a gamificação na educação profissional. Assim surgiu a jornada anual Star End Senac Experience, que tem como objetivo principal incentivar o pensamento multidisciplinar criativo dos nossos alunos”, explica o professor Erick.


Conforme o professor, a proposta do projeto surgiu a partir de uma formação na Microsoft, proporcionada pelo Senac no início da pandemia, no contato com metodologias da Nasa, que usam o perfil do astronauta como exemplo de empreendedorismo.

“O astronauta quando vai no espaço a principal missão dele é se manter vivo, que é a principal missão de uma empresa, se manter viva no mercado. Então, usamos as metodologias da Nasa aliadas às metodologias do Senac e criamos ali um propósito, somando as duas metodologias. Eu reinterpretei os formulários educacionais do ensino médio americano, vi o que era comum no plano de curso do Senac e trouxe aquilo que se permitia”, conta Matos.

Para a gerente Daniele Lima, da unidade Centro, além de reconhecer o trabalho dos professores no cenário da educação empreendedora, o projeto desenvolvido com as turmas do Curso de Aprendizagem do Senac AM mostra o quanto a instituição está atenta ao mundo do trabalho, e tem a sensibilidade de preparar o jovem para os desafios do mercado.

“O Senac está participando e ter ganhado mostra o quanto estamos antenados com o mercado, alinhados com as tecnologias e com as estratégias, como nós estamos preparando, de fato, alunos competentes, que tem uma visão crítica, que tem uma atitude colaborativa, que tem marcas formativas que fazem diferença no mercado de trabalho. Só mostra que estamos muito antenados com o que o mercado está exigindo”, reforça Daniele.

Brocados

Desenvolvido sob a coordenação da professora Samara Castro, o projeto "Brocados: Somos todos Balbino" elaborou uma espécie de franquia de lanches para ser replicada em todas as turmas do curso de aprendizagem seguindo os padrões definidos. O projeto de educação empreendedora e, ainda, solidária buscou resolver o problema do Sr. Balbino, o qual foi o primeiro jovem aprendiz do Senac Amazonas, estava idoso e cadeirante necessitando de uma casa adaptada. Após a reunião coletiva das sete turmas de aprendizes, o projeto foi executado e, agora, premiado com troféu de bronze na categoria Educação Profissional do Sebrae.

Senac no AM

Em nível nacional, o Senac é administrado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), hoje, gerida pelo amazonense José Roberto Tadros. Com 76 anos de atuação no Amazonas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial está presente em Manaus e nas cidades de Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Tefé e Coari.


Nenhum comentário