Últimas Notícias

BEBER CAFÉ ANTES DO TREINO É MAIS BENÉFICO DO QUE USAR SUPLEMENTOS TERMOGENÉTICO DE CAFEINA


Café! Certamente uma das bebidas mais consumidas no planeta, tanto pelo seu sabor quanto pelo seu efeito estimulante, continua sendo tema de inúmeras pesquisas científicas. No último encontro anual da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva, realizado esse mês nos Estados Unidos, o café foi tema de uma das palestras do simpósio de abertura do evento.

Ao contrário do que muitos pensam, o café não deve ser considerado simplesmente como “cafeína líquida”, pois além da cafeína a bebida também é rica em outras substâncias que, em conjunto, conferem a ela inúmeros benefícios.

Como exemplo, foram mostrados estudos acerca dos efeitos do consumo de ácido clorogênico, que é encontrado no café, em humanos e animais. Esses estudos demonstram um efeito positivo sobre o metabolismo energético, resultando em aumento do gasto calórico, diminuição dos níveis de lipídeos no sangue e melhora da tolerância à glicose.

E é exatamente por isso que o café, em sua integralidade, possui vantagens sobre seu subproduto, a cafeína anidra, aquela encontrada em 99% dos suplementos pré-treino, usados para aumentar o ritmo do metabolismo, como os termogênicos, e dar mais disposição durante o treinamento.

Ou seja, além do já sabido efeito estimulante, a interação entre os componentes antioxidantes e seus efeitos sobre o metabolismo da glicose, favorecendo também a reposição de glicogênio, torna o café uma bebida mais interessante do que a cafeína anidra para ser consumida antes dos exercícios.

Além disso, outra informação bastante curiosa apresentada no simpósio sugere que o efeito estimulante do café pode ser mais evidente em mulheres, em relação aos homens, por causa do metabolismo do estrogênio.

Nenhum comentário