Últimas Notícias

O MELHOR TÊNIS DE CORRIDA É O QUE ALIA TECNOLIGIA E AMORTECIMENTO COM TAMANHO IDEAL PARA SEU PÉ


Qual o melhor tênis para corrida? Amortecimento, altura, se tem a tecnologia mais atual, minimalista ou maximalista... São tantos critérios para avaliar na hora de escolher o melhor tênis que algo simples, porém muito importante, pode acabar passando despercebido: o tamanho ideal do seu calçado de corrida.

É importante que o pé consiga fazer seus movimentos livremente. Isso significa espaço para que os dedos se abram e para que o arco do pé se movimente. Para tanto, o tênis precisa ter a fôrma relativamente larga para acomodar os dedos e um espaço extra em sua parte anterior.

Há uma recomendação clássica de que o calçado de corrida dever ser um número maior do que os usados no dia a dia. Porém, isso depende da marca, do modelo e da fôrma do tênis. Não é uma regra que sempre funciona. É preciso provar e testar: sobra um espaço da largura do seu polegar na frente do tênis? Dá para abrir os dedos dentro dele? Não aperta o peito do pé? Então esse é o tamanho ideal para você. Pode ser que ele seja a sua numeração habitual, um numero maior ou até mesmo dois.

Esses espaços a mais não serão prejudiciais. Pelo contrário. Quando provamos um tênis na loja e ele fica “certinho”, provavelmente ele ficará apertado após alguns quilômetros de corrida, nos quais o pé incha um pouco, aumentando de tamanho.

Sobre a preocupação de que o pé fique escorregando para frente a para trás dentro do tênis, isso não acontece se ele tiver apenas o espaço a mais necessário (sem exageros) e quando usamos o último furo para amarração, aquele que fica próximo ao tornozelo, deslocado dos demais. Ele existe justamente para manter o pé firme mesmo que haja espaço na parte da frente. Há vários vídeos na internet ensinando a usá-lo. Basta buscar: “como usar o último furo do tênis.”

Um tênis com tamanho inadequado pode prejudicar as unhas, a pele e até mesmo a biomecânica da corrida. O pé é o nosso primeiro amortecedor e funciona como mola na passada, absorvendo energia no início da passada e devolvendo parte dela na impulsão. Como toda mola, ele precisa de espaço para se deformar e fazer seu papel. Por isso, alie toda a tecnologia oferecida hoje no mercado com o tamanho ideal para o seu pé. E troque o tênis quando ele tiver perdido suas características originais.

Nenhum comentário