Últimas Notícias

DIA DO CACHORRO VIRA-LATA: CONHEÇA A HISTÓRIA DA CADELA MARIA DO SOCORRO


A cadelinha 'Maria do Socorro' da raça vira-lata, foi resgatada no dia 02 de junho de 2017, na avenida Nossa Senhora de Fátima, bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus por Chagas Tardelly.

Debilitada, com olhar desconfiado, suja, machucada, com fome e sede, "Maria do Socorro" foi resgatada na frente de um bueiro sem tampa, às 15h, com um calor de 45º graus, do verão amazônico de Manaus. 

Tardelly levou a cadelinha para casa e prestou os primeiros socorros ao animal. Deu água, banho, comida e leite, porém algo estava estranho com Maria que não levantava da cama para andar.

O estudante decidiu levar o animal á uma clínica veterinária localizada no bairro Adrianópolis zona Centro-Sul da capital, para realizar raio-X de todo o corpo de Maria, para descobrir o motivo que ela não tinha os movimentos nas patinhas travesseiras e não tinha motivação para andar.

"Maria do Socorro" foi diagnosticada com a coluna cervical faturada e com perdas total dos movimentos traseiros. De acordo com os médicos veterinários, Maria precisava fazer uma cirurgia e internação.


Após os tratamentos veterinários, foi dado laudo que Maria seria uma cachorra paraplégica e iria necessitar de cadeira de rodas para se locomover. Foi ai que o estudante iniciou o processo de fisioterapias com a cadela, com sessões diárias, sempre duas vezes ao dia. 

"Eu não tinha que desistir dela, ela precisava de mim. Deus botou ela no meu caminho porque eu era a pessoa certa para cuidar dela até o fim junto com minha mãe e minhas irmãs. Não podia de forma alguma abandonar Maria do Socorro"; disse o Jovem.

Com dois meses de fisioterapia, o animal ganhou movimentos e voltou da os primeiros passos novamente. Maria recuperou 60% dos movimentos das patas traseiras, ganhou uma casa novinha construída por Chagas Tardelly, medicamentos para fortalecer os pêlos e hoje já até corre.

"Ela é muito carinhosa, ela conhecem todos nós de casa, quando eu não estou bem, ela sabe através do meu olhar. É muito carinhosa, gosta de brincar e não gosta de gato perto dela", disse a mãe de Chagas. 

Sobre o nome

O nome foi escolhido pelo o estudante de forma carinhosa, devido o animal precisar de socorro em um momento tão delicado. Maria do Socorro tem aproximadamente 4 anos, segundo os médicos veterinários.

"Ela é um sucesso quando levamos no veterinário com a gente. Quando chega a vez dela ser chamada, o nome chama atenção de todo mundo, alguns rir, mas ninguém conhece a história de superação dela", destacou Chagas Tardelly

Nenhum comentário