Últimas Notícias

ELETROBRAS FLAGRA FABRICA DE DESINFETANTES COM FRAUDE NA MEDIAÇÃO E LIGAÇÃO CLANDESTINA NO NOVA CIDADE


A Eletrobras Distribuição Amazonas realizou nesta sexta-feira (06), uma ação de fiscalização visando combater e coibir a prática de furto de energia. O estabelecimento flagrado foi uma fábrica de grande porte de desinfetantes, localizada na Avenida Margarita, bairro Nova cidade, Zona Norte de Manaus. A operação teve o objetivo de inspecionar a medição do estabelecimento. Funcionários da fábrica resistiram a permissão de entrada das equipes da distribuidora e da polícia para realizar a inspeção na subestação. A operação contou com o apoio da Delegacia Especializada no Combate Ao Furto de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações (DECFS) e perícia do Instituto de Criminalística (IC).

No ato da inspeção foi constatado fraude no circuito trifásico da corrente de medição, com isto, o medidor aferia apenas 10% do consumo total da fábrica. Uma outra ligação clandestina também foi encontrada, conectada diretamente à rede da distribuidora e sustentada por um tábua de madeira, alimentando uma máquina de construção de poço artesiano, oferecendo sérios riscos de acidente com choque elétrico.


Foram adotados os procedimentos de recuperação de energia e regularização com novo sistema de medição, e o responsável pelo estabelecimento foi intimado a comparecer na Delegacia Especializada, para prestar esclarecimentos sobre o crime. O prejuízo causado à Distribuidora e à sociedade foi de R$ 552.213,72. Conforme a resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a medição de energia elétrica deve estar acessível à Distribuidora para inspeções, o que não ocorreu na fábrica.

A Eletrobras destaca que o combate às perdas de energia só é possível com o envolvimento de toda a sociedade. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime conforme o código penal brasileiro, artigos 155 e 171.

Nenhum comentário