Últimas Notícias

COM SALÁRIOS ATRASADOS, MÉDICOS DO FRANCISCA MENDES SUSPENDEM CIRURGIA CARDÍACAS


As cirurgias cardíacas no Hospital Francisca Mendes estão suspensas devido a um atraso no pagamento de salários de médicos cirurgiões que atuam na unidade de saúde, em Manaus. Segundo os médicos, no momento, apenas procedimentos de emergência são feitos e não há previsão para uma normalização das atividades.

De acordo com o médico cirurgião cardíaco do Hospital Francisca Mendes, Luis Alberto Saraiva, as cirurgias foram suspensas, oficialmente, nesta quarta-feira (26). Segundo ele, um encaminhamento de suspensão das cirurgias foi entregue à diretoria do hospital e copiado para a Secretaria de Saúde (Susam) e ao Ministério Público do Estado (MPE-AM).

"As cirurgias foram suspensas por falta de pagamento. Não recebemos dois meses em 2017, outro mês em 2018 e, em 2019, já estamos há dois meses sem receber. São cinco meses de salários atrasados", afirmou o médico cirurgião.

Ao total, 14 cirurgiões cardíacos atuam no Hospital Francisca Mendes. Eles fazem parte de uma empresa em modelo de cooperativa que presta serviços de cirurgia cardiovascular para o Amazonas através de uma licitação pública, conforme o Dr. Luis Alberto.

Médicos e um representante da Susam se reuniram na manhã desta quinta-feira e, segundo o cirurgião, o representante afirmou não ter previsão para o pagamento dos salários atrasados. Com isso, as cirurgias continuam sem previsão para voltarem.

"É bom deixar claro que as cirurgias eletivas foram suspensas e os atendimentos eletivos de consultório foram suspensos. As cirurgias com situação de urgência, todo e qualquer paciente sintomático, vão continuar sendo realizadas sem nenhum tipo de prejuízo para a população", explicou Alberto.

Conforme o médico cirurgião, atualmente, cerca de 500 pacientes adultos aguardam em fila de espera para cirurgia. A fila de cirurgia de cardiopediatria tem cerca de 120 pacientes. "É uma gama enorme de pacientes que fica sem atendimento", pontuou.

Nenhum comentário